Projeto 80: De volta para o futuro (trilogia)

O Projeto 80 tem por finalidade resgatar a memória de quem viveu a melhor época de filmes da Sessão da tarde falando sobre as histórias, personagens e trilhas sonoras dos filmes dos anos 80. Qualquer spoiler aqui já teve seu prazo de validade vencido.

Na minha opinião, uma das melhores trilogias já realizadas. O roteiro é muito bem elaborado, principalmente porque os 3 filmes se relacionam completamente. Seria muito fácil encontrar um "furo" no terceiro filme que seria inconsistente com o primeiro ou não fizesse sentido, mas isso não ocorre (ou se ocorre, não prejudica em nada a sequência dos filmes).   Ainda mais quando se tem como tema central de todos os filmes a viagem no tempo e toda a "salada" temporal que a trilogia apresenta. O primeiro filme se inicia em 1985, depois em 1955 e termina com uma referência a 2015. Nos filmes seguintes, todos esse anos são "revisitados", incluindo também o ano de 1885. Impressionante como tudo se encaixa!

A química entre Michael J. Fox e Christopher Lloyd é perfeita. Existem filmes que marcam o ator, sendo sempre lembrado por determinado papel. Aquela história de "o personagem da vida". Não tem como não associar Fox e Lloyd a Marty McFly e Dr. "Doc" Brown. Tudo no filme funciona. A trilha sonora é marcante, principalmente a música instrumental inconfundível que acompanha o filme. De volta para o futuro I ganhou o Oscar de melhores efeitos sonoros, também sendo indicado para melhor roteiro original e melhor som, além de melhor canção (The Power of Love). O filme arrecadou mais de US$ 350 milhões. O legal de tudo isso é que a sequência não foi planejada como um caça-níqueis devido ao sucesso do primeiro longa. Assim que o filme termina, vemos um "continua" na tela. Então percebe-se o cuidado com que a trilogia foi pensada e filmada. O filme II foi indicado na categoria Efeitos Visuais e o III não foi indicado em nenhuma categoria, mas ganhou outros prêmios.

A série "de volta para o futuro" é figurinha fácil em listas de melhores filmes (ou pelo menos, listas dos filmes mais legais). Equipamentos e vestuário como o boné lenticular são muito procurados por colecionadores. Outros objetos como a jaqueta, o tênis que se ajusta sozinho e o skate voador são itens que até hoje muitos nerds torcem para serem realmente fabricados (alguns como o tênis da Nike até já existem, mas não necessariamente iguais aos do filme). Isso sem contar o Delorean, claro. Um dos carros mais legais de toda a história do cinema.


Ficha técnica: os 3 filmes foram dirigidos por Robert Zemeckis (Uma cilada para Roger Rabbit, Forrest Gump, Náufrago, etc). O primeiro longa é de 1985, o segundo de 1989 e o terceiro de 1990. As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses. O produtor de todos filmes é Steven Spielberg. Em uma das homenagens ao produtor, uma cena de um teatro em 1955 possui dois títulos em um cartaz: "A Boy's Life" e "Watch the Skies", que eram os títulos iniciais outros sucessos de Spielberg: E.T., O Extra-terrestre (1982) e Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977). Outra homenagem que se tornou uma cena marcante é a de Marty sendo "atacado" por um tubarão 3D em 2015, na propaganda do filme "Tubarão 19". Além dessas homenagens, todos os filmes fazem inúmeras referências a filmes, personagens e acontecimentos históricos. Uma diversão e tanto para nerds, geeks e para qualquer pessoa.

Michael J. Fox (Marty McFly) sem dúvida aqui obteve seu maior sucesso. Ator canadense nascido em 1961, sofre do mal de Parkinson desde 1998. Hoje em dia, além de ser um ativista a favor do estudo de células tronco, faz participação em séries para tv americanas e dubla personagens em animações. Christopher Lloyd (Dr. Emmett Brown), nascido em 1938, não se cansa de atuar. Somente em 2012 fez mais de 10 filmes, curtas e séries. Lea Thompson (Lorraine Baines) logo depois do primeiro filme cometeu Howard, o super-herói, traumatizando muita criança com sua relação com um pato. Atualmente está na série Switched at Birth.  

Crispin Glover (George McFly) atuou somente no primeiro filme como o pai de Marty. Muitos não se lembram, mas ele é o magrelo dos filmes As Panteras. O papel de George depois foi feito por Jeffrey Weissman. Thomas F. Wilson (Biff Tannen) atua frequentemente em séries de tv e dublagem de desenhos. Claudia Wells foi a primeira Jennifer Parker, substituída nos demais filmes por Elisabeth Shue, que precisou refazer a sequência final do primeiro filme para as cenas iniciais do segundo. Shue fez vários outros sucessos da década de 80 como Karate Kid, Uma noite de aventuras e Cocktail e atuou no premiado Despedida em Las Vegas. Atualmente está em CSI. A presença feminina do terceiro filme é da atriz Mary Steenburgen (Clara Clayton), que atualmente está em séries como 30 Rock e Wilfred.
Com certeza absoluta um marco do gênero e um clássico total dos anos 80 que merece ser assistido diversas vezes. Poucas trilogias oferecem entretenimento com essa qualidade. Definitivamente são filmes que não envelhecem e constam em minha lista de filmes nota 10. Pra terminar, não se enganem com a data. Tem muita gente dizendo que já viu McFly por aí. A data certa de sua chegada é 21/10/2015. Great Scott!


PS: Estou revitalizando esse post de 02/08/08 com algumas informações atualizadas e adaptando ao padrão do projeto 80. 

Comentários

Postar um comentário