Projeto 80: Flashdance

O Projeto 80 tem por finalidade resgatar a memória de quem viveu a melhor época de filmes da Sessão da tarde falando sobre as histórias, personagens e trilhas sonoras dos filmes dos anos 80. Qualquer spoiler aqui já teve seu prazo de validade vencido.

"Flashdance" (1983) definitivamente marcou época e até hoje é cultuado por uma legião de fãs. Traz uma trilha sonora fantástica e algumas cenas marcantes. Você pode ter visto esse filme pela última vez há anos ou sequer tê-lo assistido, mas se por acaso ouvir a letra “She´s a maniac, maniac on the floor... And she´s dancing like she´s never danced before.” ou então ver alguma cena com uma garota vestida com roupa de ginástica (da época, claro) e polainas nos pés, com certeza vai se lembrar desse filme. Se realmente a sua memória está falhando, dá uma olhada rápida aqui:




Eu diria que 90% deste sucesso é devido a sensacional trilha sonora. "Flashdance...What a Feeling", de Irene Cara (que ganhou o Oscar de canção original) e "Maniac", de Michael Sembello se tornaram hits absolutos e presença obrigatória em todas as academias de ginástica da época. Os LPs e fitas K7 (lembram disso?) com a trilha sonora do filme venderam mais de 700 mil cópias em duas semanas. "Lady lady lady", de Joe Esposito, também figurou em muita "festinha americana" por aí. Outras músicas que fizeram sucesso foram "Gloria", de Laura Branigan, "Manhunt", de Karen Kamon e até "I Love Rock'n'roll" de Joan Jett and the Blackhearts.

Mesmo com toda nostalgia e sucesso que o filme carrega, não se pode negar que o roteiro é muito fraco: a jovem Alex Owens (Jennifer Beals) sonha em se tornar uma bailarina profissional, mas enquanto não o realiza, ela trabalha durante o dia como soldadora (sim, você leu corretamente) e a noite como dançarina em discotecas. Seu chefe Nick (Michael Nouri) a conhece durante o trabalho, eles se apaixonam e ele se dispõe a ajudá-la a conseguir uma vaga no conservatório de dança. Durante o filme, acompanhamos algumas brigas do casal de namorados, apresentações de dança, um pouco de patinação no gelo da Jeanie e um final marcado por uma apresentação cheia de estilo.



As cenas mais memoráveis do filme mesmo são as de dança (isso é até meio óbvio já que o tema central do filme é esse). As realizadas na discoteca em que Alex trabalhava a noite (incluindo a famosa cena do banho na cadeira), os ensaios em sua casa/galpão acompanhados por seu cachorro e sua apresentação no conservatório (com um figurino composto por moletons e meias de lã de gosto duvidoso e igualmente imitado à exaustão) são até hoje lembradas, imitadas e parodiadas. Jennifer, aliás, até hoje é lembrada por seu "desempenho" no filme e virou referência como dançarina para muitas garotas da época. O único problema é que ela utilizou dublês em todas as cenas de dança (inclusive um era homem!!!). No vídeo da dança você percebe facilmente que não é ela em alguns momentos, principalmente quando o cabelo diminui.

Jennifer Beals nasceu em 1963 e no filme tinha 19 anos. Ela fez vários outros filmes depois, mas nunca conseguiu repetir o sucesso. Fez parte do seriado lésbico "The L World" e atualmente participa de algumas séries de TV. Michael Nouri também é figura fácil em séries como NCIS e Damages. A loirinha Jeanie, a dançarina amiga de Alex, foi interpretada por Sunny Johnson, que faleceu um ano após o filme, em 1984, aos 30 anos. O filme foi produzido por Jerry Bruckheimer (Top Gun, Armageddon, Piratas do Caribe) e Don Simpson. O diretor Adrian Lyne depois dirigiu Atração Fatal, 9 1/2 semanas de amor, Proposta Indecente e Lolita.

"Flashdance - em ritmo de embalo" (nessa época, todos os filmes que mantinham seu nome em inglês vinham acompanhados de um subtítulo idiota em português) merece destaque por ter influenciado uma época, seja pela dança, música, figurino ou pela protagonista. A história rasa e as várias falhas do filme não foram suficientes para impedi-lo de se tornar um clássico. Até porque não faltam exemplos de filmes com  roteiros ruins ou histórias inocentes, mas - justiça seja feita - nenhum filme atual do gênero conseguiu chegar perto do status que Flashdance conseguiu.

PS1: O pôster do filme, com Jennifer Beals usando um suéter com a gola esticada não foi obtido propositalmente. Beals havia deixado a roupa por tempo demais na lavadora e a roupa encolheu. Para que pudesse usá-la, teve que cortar um grande pedaço na gola. Até isso virou moda! Anos 80 total!!!

PS2: A raça do cachorro de Alex é um American Pit Bull Terrier.

Comentários